O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que as pessoas que entram ilegalmente no país devem ser enviadas de volta para casa "imediatamente, sem nenhum processo judicial".
"Não podemos permitir que todas essas pessoas invadam nosso país. Quando alguém chega, precisamos imediatamente, sem nenhum juiz ou processo judicial, levá-las de volta para onde vieram. Nosso sistema é uma piada para uma boa política de imigração e lei e ordem. A maioria das crianças vem sem seus pais", escreveu o presidente americano em sua conta no Twitter.
We cannot allow all of these people to invade our Country. When somebody comes in, we must immediately, with no Judges or Court Cases, bring them back from where they came. Our system is a mockery to good immigration policy and Law and Order. Most children come without parents...
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de junho de 2018
A lei de imigração dos Estados Unidos fornece direitos a imigrantes presos na fronteira. Na maioria dos casos, eles podem ter uma audiência completa antes de serem deportados.
O ataque de Trump ao sistema judiciário semeou mais confusão justamente no momento em que os parlamentares americanos tentam obter um consenso em relação à legislação federal e agências federais lutam para reunir milhares de crianças migrantes e seus pais que foram separadas na fronteira entre os Estados Unidos e o México, por causa de uma decisão administrativa que foi abruptamente revertida na semana passada.
A Câmara de Deputados está se preparando para votar, nesta semana, um amplo projeto de imigração do Partido Republicano (de Donald Trump). Embora a Casa Branca apoie a medida, as perspectivas de aprovação não estavam claras neste domingo, porque os democratas se opõem a ela e os republicanos estão divididos sobre como devem ser as leis de restrição à imigração.