Ouça este conteúdo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta segunda-feira (16) as tarifas impostas por países como Brasil e Índia sobre produtos americanos e prometeu uma política de reciprocidade comercial em seu próximo mandato.
“A palavra 'recíproco' é importante, porque se alguém nos taxa — a Índia — não precisamos nem falar que a Índia nos taxa em 100%, mas nós não taxamos nada deles pelo mesmo produto — sabe, eles enviam uma bicicleta e nós enviamos uma bicicleta. Eles nos taxam em 100 ou 200. A Índia taxa muito. O Brasil taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem, mas vamos taxá-los da mesma forma”, declarou Trump durante uma coletiva de imprensa em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
Essa foi a primeira vez que Trump citou o nome do Brasil como um possível alvo de sua política de retaliação tarifária. Durante a coletiva, o republicano destacou a importância de equilibrar as relações comerciais dos EUA com seus parceiros.
Os Estados Unidos ocupam atualmente a posição de segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. Entre janeiro e novembro deste ano, as exportações brasileiras para os EUA somaram mais de US$ 30 bilhões.
Trump tem repetido sua disposição de usar tarifas como ferramenta de negociação, prometendo proteger a indústria americana para gerar empregos no país. O republicano assumirá a presidência dos EUA no dia 20 de janeiro de 2025.