Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fórum econômico mundial

Trump classifica alegação de que ordenou demissão de Mueller como notícia falsa

Presidente dos EUA, Donald Trump, está em Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. | FABRICE COFFRINI
AFP
Presidente dos EUA, Donald Trump, está em Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. (Foto: FABRICE COFFRINI AFP)

O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou nesta sexta-feira como "notícia falsa" uma matéria do New York Times afirmando que ele ordenou a demissão do conselheiro especial Robert Mueller - que investiga a suposta interferência da Rússia na eleição americana - em junho.

Segundo o NYT, que publicou a matéria ontem, Trump teria recuado depois que o advogado da Casa Branca, Don McGahn, ameaçou renunciar ao cargo em vez de cumprir a ordem.

O NYT também detalhou que Trump exigiu a demissão de Mueller poucas semanas depois de o conselheiro especial ter sido nomeado pelo vice-procurador-geral Rod Rosenstein.

Trump refutou a matéria, sem citar a alegação específica, ao chegar hoje ao local do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. "Notícia falsa, pessoal. Notícia falsa. Típicas matérias falsas do New York Times", disse o presidente a repórteres.

A matéria do NYT cita quatro fontes com conhecimento da suposta ordem de Trump. Na ocasião, McGahn teria se recusado a entregar o pedido de demissão ao Departamento de Justiça.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros