Ouça este conteúdo
O presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (18) que pretende declarar emergência nacional e usar recursos militares para deportar imigrantes ilegais durante seu mandato, que começa em janeiro.
Trump fez a confirmação ao repostar na rede Truth Social uma mensagem de Tom Fitton, presidente da organização conservadora Judicial Watch, acrescentando o comentário “Verdade!!!”.
“Boas notícias: há relatos de que a nova administração de Donald Trump está preparada para declarar uma emergência nacional e usará recursos militares para reverter a invasão de [o atual presidente do país, Joe] Biden por meio de um programa de deportação em massa”, escreveu Fitton.
No último fim de semana, a emissora americana CNN havia informado que a equipe de transição de Trump cogita declarar emergência nacional para desbloquear recursos do Pentágono e expandir espaços de detenção de imigrantes ilegais.
Durante a campanha presidencial, Trump acusou Biden e a vice-presidente Kamala Harris, adversária do republicano na eleição de 5 de novembro, de permitir que “21 milhões de imigrantes ilegais viessem de todo o mundo” para os Estados Unidos.
Ele prometeu que ao longo do seu mandato deportará ao menos 11 milhões de pessoas.