Três fontes próximas a Donald Trump informaram ao jornal americano The New York Times que o presidente eleito está "inclinado" a nomear o senador Marco Rubio como secretário de Estado.
O nome do congressista, antigo crítico de Trump, vem sendo cogitado desde a confirmação de reeleição do ex-presidente dos EUA, na semana passada.
Rubio é conhecido por sua postura linha-dura quando o assunto é a política externa americana, principalmente em relação a regimes ditatoriais pelo mundo, como os de Cuba, Venezuela e China.
As relações com Pequim estão no topo da lista de preocupações do senador. Segundo o Times, Rubio considera a China uma ameaça direta aos interesses dos EUA, promovendo no Congresso restrições às atividades das empresas chinesas no país e sanções para abusos dos direitos humanos.
Eleito para o Senado em 2010, o republicano cotado para assumir a Secretaria de Estado no governo Trump teve uma atuação de destaque na Comissão de Relações Exteriores do Congresso americano, principalmente em políticas voltadas para a América Latina e questões de segurança nacional.
A possível nomeação de Rubio está alinhada com os planos de Trump de encerrar as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, retomando uma postura mais isolacionista dos EUA no exterior.