Trump acusou o partido do presidente Joe Biden de usar o sistema de Justiça americano “como arma para punir um oponente político”| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE
Ouça este conteúdo

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (30), o ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021) classificou como “perseguição política” e “caça às bruxas” o indiciamento contra ele, decidido por um júri na cidade de Nova York.

CARREGANDO :)

Na nota, o político republicano alegou que se trata de “interferência eleitoral no nível mais alto da história” e que “os democratas da esquerda radical” o perseguem desde que anunciou sua pré-candidatura à presidência americana e antes da sua posse, no início de 2017.

“Os democratas haviam mentido, trapaceado e roubado na sua obsessão de tentar ‘pegar Trump’, mas agora eles fizeram o impensável - indiciar uma pessoa completamente inocente em um ato de flagrante interferência eleitoral”, acrescentou Trump, que acusou o partido do presidente Joe Biden de usar o sistema de Justiça americano “como arma para punir um oponente político”.

Publicidade

“O procurador de Manhattan, Alvin Bragg, que foi escolhido a dedo e financiado por George Soros, é uma vergonha. Em vez de parar a onda de crimes sem precedentes que toma conta da cidade de Nova York, ele está fazendo o trabalho sujo de Joe Biden, ignorando os assassinatos, roubos e agressões nos quais deveria ter focado. É assim que Bragg gasta seu tempo!”, continuou o ex-presidente, citando o procurador democrata que lidera as investigações.

Trump foi investigado pela Procuradoria de Nova York por pagar US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha eleitoral de 2016 para que ela supostamente silenciasse sobre um relacionamento entre ambos.

A investigação, que durou quase cinco anos, parece estar focada na falsificação dos registros comerciais da Organização Trump, pela forma como teria sido incluído o reembolso desse pagamento ao ex-advogado de Trump Michael Cohen, que disse ter adiantado o dinheiro à mulher. Os termos exatos da acusação contra o ex-presidente devem ser divulgados nos próximos dias.

Trump, que pretende concorrer à presidência novamente em 2024, afirmou que acredita que a “caça às bruxas vai sair pela culatra massivamente contra Joe Biden”. “O povo americano percebe exatamente o que os democratas da esquerda radical estão fazendo aqui. Todos conseguem ver”, argumentou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade