Donald Trump defendeu neste domingo (12) as primeiras expulsões de imigrantes ilegais de seu mandato, dirigidas contra estrangeiros indocumentados e considerados “delinquentes”, o que causou protestos da esquerda e de organizações de imigrantes.
“A repressão contra os criminosos clandestinos não é mais do que a aplicação da minha promessa de campanha”, escreveu o presidente no Twitter.
The crackdown on illegal criminals is merely the keeping of my campaign promise. Gang members, drug dealers & others are being removed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de fevereiro de 2017
“Membros de gangues, traficantes de drogas e outros estão sendo expulsos!”, comemorou Trump.
Na semana passada, foram presos e deportados centenas de imigrantes no contexto de várias operações simultâneas da agência federal que lida com expulsões nas fronteiras, especialmente em Los Angeles, Nova York, Chicago e Austin (Texas).
As autoridades federais não divulgaram o número exato de imigrantes ilegais detidos. Mas vários legisladores democratas cobraram esclarecimentos do governo por medo de que as operações também afetem os imigrantes ilegais sem processos judiciais pendentes.