Ouça este conteúdo
O ex-presidente Donald Trump segue como o favorito do eleitorado republicano nos Estados Unidos, indica nova pesquisa realizada pelo Wall Street Journal. Mesmo enfrentando acusações na Justiça de seu país, Trump é citado como o predileto para concorrer nas próximas eleições presidenciais por 59% do eleitorado que se identifica com o Partido Republicano.
Na sondagem anterior feita pelo jornal, em abril, Trump aparecia com 48%, o que significa que ele teve uma subida de 11 pontos percentuais num período conturbado para sua imagem pública. O governador da Flórida, Ron DeSantis, pontua com 13% na nova pesquisa. Portanto, sua diferença para Trump entre os eleitores republicanos é de 46%.
Em sua grande maioria, os republicanos acreditam que as acusações feitas a Trump não são verdadeiras. Um total de 60% afirma que elas têm apenas cunho político, com o intuito de inviabilizar uma nova candidatura do empresário. E, para 50% dos ouvidos pelo Wall Street Journal, todo esse processo que o ex-presidente vem enfrentando reforçou o desejo de reconduzi-lo ao poder no pleito de 2024.
Sem o recorte por afinidade ideológica, Trump aparece tecnicamente empatado com o atual presidente americano na nova medição. Sua intenção de voto soma 40%, enquanto Joe Biden pontua com 39%. Os que se declaram indecisos totalizam 17%, enquanto os demais candidatos somados não passam de 3%.