O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (5) em seu perfil na Truth Social que há alegações de fraude eleitoral na cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, e que a polícia estaria a caminho do local para “lidar com a situação”.
"Muito se fala sobre uma fraude massiva na Filadélfia. A polícia está a caminho!!!", escreveu Trump.
A Pensilvânia, um dos estados-pêndulo mais estratégicos nestas eleições dos Estados Unidos, possui 19 votos no Colégio Eleitoral e pode ser determinante para a vitória de um dos candidatos à presidência. Neste pleito, Trump está enfrentando a democrata Kamala Harris.
Além da Filadélfia, Trump também mencionou em um post feito na Truth Social que a cidade de Detroit, no estado de Michigan, outro decisivo para a eleição, seria mais um local que estava contando neste momento com “forte presença policial”, sem fornecer detalhes adicionais.
“Filadélfia e Detroit! A polícia pesada está lá!!!”, escreveu o republicano.
O Departamento de Polícia da Filadélfia, em entrevista à CNN, afirmou que não há conhecimento sobre qualquer problema que justifique neste momento uma resposta policial.
“Não há absolutamente nenhuma verdade nesta alegação", disse um porta-voz da corporação, negando a existência de irregularidades no processo eleitoral.
O procurador do distrito da Filadélfia, Larry Krasner, também emitiu uma declaração afirmando que “não há absolutamente nenhuma base factual dentro das autoridades policiais para apoiar essa alegação infundada” do republicano, no entanto, disse que “se Donald J. Trump tiver qualquer fato para apoiar suas alegações infundadas [de fraude], queremos vê-los agora. Imediatamente”.
As declarações feitas por Trump nesta terça-feira fazem parte de uma série de alegações sobre fraudes eleitorais que ele tem feito durante toda a campanha presidencial. Nas últimas semanas, o republicano denunciou que o estado da Pensilvânia poderia estar sob um forte esquema de fraude eleitoral.