Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lei federal

Trump diz que republicanos vão buscar abolir Horário de Verão

Para que medida defendida por Trump aconteça, lei federal precisa ser derrubada no Congresso americano, onde republicanos terão maioria (Foto: EFE/EPA/GRAEME SLOAN)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que sua legenda, o Partido Republicano, buscará derrubar no Congresso americano o Horário de Verão.

Trump anunciou essa intenção com uma mensagem nesta sexta-feira (13) na sua rede social, Truth Social.

“O Partido Republicano fará os maiores esforços para eliminar o Horário de Verão, que tem um grupo de defensores pequeno, mas forte, mas não deveria! O Horário de Verão é inconveniente e muito custoso para nossa nação”, escreveu o republicano.

Essa posição é defendida por outros integrantes do partido e pelos empresários Elon Musk e Vivek Ramaswamy, que coordenarão um departamento de eficiência governamental na segunda gestão Trump.

Em posts recentes no X, Musk defendeu acabar com “as irritantes mudanças de horário” e Ramaswamy disse que o Horário de Verão é “ineficiente e fácil de mudar”.

Nos Estados Unidos, o relógio é adiantado em uma hora entre o segundo domingo de março e o primeiro domingo de novembro.

A primeira vez que o Horário de Verão nacional foi implantado no país foi em 1918, mas foi abolido após o fim da Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, voltou a ser aplicado.

Depois do conflito, novamente ficou a critério dos estados definir quando e se o adotariam, até que uma lei assinada pelo então presidente Lyndon Johnson em 1966 estipulou que a medida seria adotada no país inteiro todo ano a partir de 1967, embora exceções sejam permitidas.

Hoje, apenas alguns estados e territórios americanos não adotam o Horário de Verão: Arizona, Havaí, Samoa Americana, Guam, Ilhas Marianas do Norte, Porto Rico e Ilhas Virgens.

O Partido Republicano terá maioria na Câmara e no Senado americanos na legislatura que começa em janeiro, portanto, não terá dificuldades para derrubar a lei de 1966.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.