Ouça este conteúdo
Os Estados Unidos estabeleceram um dia de luto nacional para o funeral de Estado do ex-presidente Jimmy Carter, que morreu no final de dezembro aos 100 anos de idade, com os correios, a sede federal e a Bolsa de Valores de Nova York fechados nesta quinta-feira (9).
Todos os ex-presidentes americanos vivos marcaram presença no funeral, incluindo o eleito Donald Trump e o democrata Barack Obama, com quem o republicano teve uma "conversa amigável" durante a cerimônia, que rendeu vários comentários nas redes sociais devido às divergências políticas entre os dois.
Trump e Obama sentaram lado a lado durante o funeral de estado, que ocorreu na Catedral Nacional em Washington, DC, na manhã desta quinta-feira, e tiveram um diálogo aparentemente amigável na ocasião.
O momento chamou a atenção dos internautas devido aos conflitos políticos ao longo dos anos entre os dois, que integram partidos com agendas diferentes. Os ex-presidentes pareciam à vontade, se apresentando com sorrisos e risadas antes da cerimônia fúnebre.
Um usuário da rede social X, de Elon Musk, escreveu: "Trump e Obama sentados um ao lado do outro não estava no cartão de bingo de 2025".
Um jornalista do Político também se manifestou na internet sobre o encontro entre os dois líderes. "Que imagem", escreveu o repórter Anthony Adragna.
O fundador do site OutKick, Clay Travis, fez uma brincadeira ao comentar o episódio. "Obama também votou em Trump?!".
Carter, que morreu em 29 de dezembro em sua casa em Plains, na Geórgia, começou a receber honras em sua cidade natal no último sábado e na terça-feira foi levado ao Capitólio para o velório no Carter Presidential Center em Atlanta. Nesta quinta, seu funeral é realizado na Catedral Nacional de Washington.
O presidente dos EUA, Joe Biden, elogiou o caráter e o histórico de Carter como antigo mandatário do país.
No discurso, o democrata chamou o falecido presidente de "amigo" e enalteceu sua “força de caráter”.
“Um batista sulista branco que liderou os direitos civis, um veterano da marinha condecorado que negociou a paz, um engenheiro nuclear brilhante que liderou a não proliferação nuclear, um fazendeiro trabalhador que defendeu a conservação e a energia limpa, o presidente que redefiniu o relacionamento com o vice-presidente”, disse Biden.
Outros antigos líderes do país também deixaram suas homenagens a Jimmy Carter, ressaltando sua humildade pessoal e serviço público antes, durante e depois de sua presidência (1977 -1981).
Biden ordenou o fechamento de departamentos e agências do governo federal há alguns dias, em sinal de respeito ao 39º presidente do país. “Peço ao povo americano que se reúna em seus respectivos locais de culto neste dia para homenagear a memória do presidente James Earl Carter, Jr.”.