Líderes conservadores, entre eles o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021), parabenizaram neste domingo (19) o presidente eleito da Argentina, o libertário Javier Milei, pela sua vitória no segundo turno contra o peronista Sergio Massa.
“Parabéns a Javier Milei por uma grande eleição para presidente da Argentina, o mundo inteiro estava te vendo! Estou muito orgulhoso de você”, disse Trump em redes sociais.
“Você vai mudar seu país e fará com que a Argentina seja grande novamente!”, acrescentou Trump, que atualmente disputa o posto de candidato pelo Partido Republicano às eleições presidenciais do ano que vem nos EUA.
Em outra mensagem, Trump postou uma foto de Milei e escreveu: “Vamos fazer a Argentina grande novamente”, em referência ao slogan que ele popularizou nas eleições de 2016 (“Vamos fazer os EUA grandes novamente”).
O presidente conservador do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também cumprimentou Milei nas redes sociais.
“Saúdo o presidente eleito, Javier Milei. Temos muito para trabalhar em conjunto e melhorar nossas relações bilaterais”, escreveu o presidente uruguaio.
Já o presidente paraguaio, Santiago Peña, também eleito este ano (no final de abril), parabenizou Milei e ofereceu “a mão cordial e fraterna do Paraguai para fortalecer as relações” entre os dois países.
“Em nome do povo paraguaio, saúdo o fraterno povo argentino por uma jornada eleitoral exemplar”, disse o presidente paraguaio na rede social X (ex-Twitter).