Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (24), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a decisão da Suprema Corte do país de anular o entendimento do caso Roe vs. Wade, de 1973, e devolver aos estados americanos a liberdade de legislar sobre o aborto.
“A decisão de hoje (...), juntamente com outras decisões que foram anunciadas recentemente, só foi possível porque fiz tudo como prometido, incluindo nomear e obter três constitucionalistas altamente respeitados e fortes [depois] confirmados para a Suprema Corte dos Estados Unidos”, afirmou Trump no comunicado, reproduzido pela CNN. “Foi uma grande honra fazer isso!”
Durante seu governo (2017-2021), Trump nomeou para o tribunal os juízes Brett Kavanaugh, Neil Gorsuch e Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, que votaram pela derrubada de Roe vs. Wade.
A jurisprudência federal de 1973 impedia os estados americanos de proibir o aborto antes da chamada viabilidade – período mínimo de gestação para um feto conseguir sobreviver fora do útero, hoje estimado em cerca de 24 semanas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”