O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta sexta-feira Karoline Leavitt para ser a próxima porta-voz da Casa Branca. Ela foi o rosto de sua campanha como porta-voz e também fez parte da equipe de comunicação da Casa Branca durante seu primeiro mandato (2017-2021).
“Karoline Leavitt fez um excelente trabalho como porta-voz da imprensa nacional em minha campanha histórica, e tenho o prazer de anunciar que ela será a porta-voz da Casa Branca”, disse Trump em um comunicado.
Ele descreveu Leavitt como “inteligente” e “durona” e disse que ela “provou ser uma comunicadora altamente eficaz”.
Tenho toda a confiança de que ela se destacará na tribuna e nos ajudará a transmitir nossa mensagem ao povo americano à medida que tornamos os EUA grandes novamente”, enfatizou, repetindo o lema de todas as suas campanhas presidenciais.
Quando Trump assumir o cargo em 20 de janeiro de 2025, Leavitt se tornará a mais jovem secretária de imprensa da história da Casa Branca, com 27 anos de idade.
Antes dela, Ron Ziegler, 29 anos, atuou como porta-voz durante o mandato de Richard Nixon (1969-1974).
Durante a campanha, Leavitt destacou-se como uma figura recorrente nas redes de TV conservadoras, defendendo firmemente as políticas e declarações de Trump e mostrando disposição para enfrentar veículos críticos ao próximo presidente.
Ela também teve seu primeiro filho neste ano e é conhecida por sua devoção católica.
O cargo de secretário de imprensa é um dos mais importantes na Casa Branca, pois a pessoa que o ocupa se torna o "rosto da administração" e tem o dever de responder às perguntas dos jornalistas em entrevistas coletivas que às vezes se tornam bastante combativas.