Ouça este conteúdo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a provocar o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e sugerir que o país vizinho seja incorporado como mais um estado americano.
“Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º estado”, Trump escreveu na rede Truth Social na quarta-feira (18). “Eles economizariam muito em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. 51º estado!!!”, acrescentou o republicano.
Anteriormente, Trump já havia ironizado os canadenses, ao chamar Trudeau de “governador” do “grande estado do Canadá”. O premiê vive uma crise política, com perda de aliados e pressão para convocar eleições antecipadas.
No final de novembro, Trump prometeu impor tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá no seu primeiro dia de mandato – ele toma posse em 20 de janeiro – caso os dois países não tomem medidas para coibir o tráfico de fentanil e a imigração ilegal.
Poucos dias depois, Trudeau viajou para a Flórida para conversar com o republicano sobre o assunto.
Uma pesquisa realizada este mês pelo instituto Leger mostrou que a maioria dos canadenses não quer que o país se torne um estado americano, mas a porcentagem dos que apoiam a ideia não é nada desprezível.
No levantamento, 82% refutaram a ideia e 13% disseram que gostariam que o Canadá se tornasse o 51º estado americano. A província canadense com maior aprovação à “proposta” de Trump foi Alberta, onde 19% afirmaram concordar com a incorporação aos Estados Unidos.