Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Trump chama autoridades de “incompetentes” em meio a incêndios na Califórnia

Em segundo mandato, Trump deve indicar novos juízes conservadores para os tribunais dos EUA
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/ERIK S. LESSER)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem usado as redes sociais para criticar a atuação das autoridades da Califórnia em meio aos incêndios florestais no condado de Los Angeles.

Trump, que tomará posse no próximo dia 20 de janeiro, classificou os órgãos como “incompetentes” pela forma como têm lidado com os incêndios florestais que já devastaram cerca de 15 mil acres e destruíram mais de 12 mil estruturas. Além disso, 16 pessoas já morreram e 13 seguem desaparecidas desde o início da tragédia.

"Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los", escreveu Trump em sua rede social, Truth Social, em clara crítica ao governador da Califórnia, Gavin Newsom. "Esta é uma das piores catástrofes da história do nosso país. Eles simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que há de errado com eles? (...) Milhares de grandes casas desapareceram e muitas outras logo serão perdidas. Há morte em todo lugar", acrescentou Donald Trump.

Segundo informações divulgadas pela Agência EFE, os bombeiros conseguiram conter totalmente o incêndio Lidia, enquanto o incêndio Kenneth está contido em 80%, o Hurst em 76%, o Eaton em 15% e o Palisades em apenas 11%. A causa dos incêndios permanece desconhecida.

Apesar dos esforços das forças de contenção, o porta-voz do condado de Los Angeles, Jesus Ruiz, afirmou em entrevista coletiva estar preocupado que o movimento do fogo para o leste fosse um "progresso significativo", pois estava se deslocando rapidamente em direção a uma área "altamente povoada".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.