Ouça este conteúdo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação de Lee Zeldin, ex-deputado republicano de Nova York, para o cargo de chefe da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês).
Segundo um comunicado postado por Trump em sua rede social, a Truth Social, Zeldin “garantirá decisões regulatórias justas e rápidas que serão implementadas de maneira a liberar o poder das empresas americanas, mantendo ao mesmo tempo os mais altos padrões ambientais, incluindo o ar e a água mais limpos do planeta. Ele estabelecerá novos padrões para revisão e manutenção ambiental, permitindo que os Estados Unidos cresçam de forma saudável e bem estruturada”.
Trump destacou a habilidade de Zeldin em lidar com questões “difíceis e complexas”, reforçando sua confiança de que o ex-congressista “será um excelente colaborador” em seu governo.
Zeldin foi deputado representando o estado de Nova York no período de 2015 a 2023. Ele é formado em direito e integrou o Exército dos Estados Unidos, servindo na guerra do Iraque como parte da chamada “Operação Liberdade” no ano de 2006. Atualmente, cita o comunicado de Trump, Zeldin continua sua carreira militar como tenente-coronel na reserva do Exército.
O ex-deputado ganhou destaque nacional ao disputar a eleição de 2022 para o governo de Nova York, disputa que perdeu para a democrata Kathy Hochul. Segundo Trump, Zeldin conquistou um feito histórico naquela eleição, já que ele conseguiu o “maior número de votos para um republicano” em Nova York “desde Nelson Rockefeller, há mais de 50 anos”.
Segundo Trump, durante seu período como deputado em Washington, Zeldin se destacou na discussão de temas como segurança nacional, imigração, antissemitismo, além de questões ambientais e políticas energéticas.
A nomeação de Zeldin surpreendeu alguns analistas americanos, contudo, a escolha é vista como uma reafirmação do compromisso de Trump em revitalizar a EPA, focando na proteção ambiental enquanto promove o crescimento econômico. Segundo a Associated Press (AP), o presidente estadual do comitê republicano de Nova York, Ed Cox, disse que a nomeação de Zeldin reflete o compromisso de Trump em restaurar a missão original da EPA, criada na presidência de Richard Nixon.
"Um testemunho do compromisso do Presidente Trump em revitalizar a missão original da EPA — uma agência criada sob o Presidente Richard Nixon para proteger o meio ambiente de nossa nação”, disse Cox.