Kristi Noem e Donald Trump, durante ato de campanha na Pensilvânia em outubro| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW
Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu a governadora republicana da Dakota do Sul, Kristi Noem, como secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês), segundo apuração da emissora CNN.

CARREGANDO :)

Entre as agências vinculados ao DHS, estão a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e a Fiscalização de Imigração e Aduaneira, que serão fundamentais no plano de fronteiras rígidas prometido por Trump durante a campanha.

Também integra a pasta o Serviço Secreto, recentemente criticado por não ter impedido o atentado no qual o republicano foi ferido durante um comício na Pensilvânia em julho.

Publicidade

Noem, como governadora e deputada, se tornou conhecida por uma postura linha-dura nas questões de imigração ilegal – como pedir punição às chamadas cidades-santuário, com prefeitos democratas, que protegeram imigrantes ilegais ao não cooperarem com agências federais durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021).

Ela chegou a ser cogitada para ser vice na chapa de Trump – cargo que acabou ficando com J. D. Vance, senador pelo estado de Ohio.

Antes de Noem, Trump havia confirmado outros nomes do seu governo relacionados ao tema imigração: o seu principal assessor sobre questões da área, Stephen Miller, será vice-chefe de gabinete de políticas públicas da Casa Branca e Tom Homan será o encarregado das fronteiras americanas.