Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. como secretário de Saúde

Robert F. Kennedy Jr., durante comício de Trump em Milwaukee no início de novembro (Foto: EFE/EPA/JEFFREY PHELPS)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (14) que Robert F. Kennedy Jr. será o secretário de Saúde e Serviços Humanos na sua gestão.

Kennedy é sobrinho do ex-presidente John Kennedy e filho do ex-procurador-geral e ex-senador Robert Kennedy, ambos assassinados na década de 1960.

Democrata até 2023, decidiu concorrer de forma independente à presidência dos Estados Unidos ante a postura do seu ex-partido de praticamente não considerar alternativas ao atual presidente, Joe Biden – que, ironicamente, acabaria saindo da disputa presidencial antes dele, ao ser substituído por Kamala Harris em julho.

Kennedy desistiu da campanha em agosto e declarou apoio a Trump.

“Por muito tempo, os americanos foram esmagados pelo complexo industrial de alimentos e empresas farmacêuticas que se dedicaram a enganar e desinformar quando se trata de saúde pública”, escreveu Trump no X.

“A segurança e a saúde de todos os americanos são os deveres mais importantes de qualquer administração, e o HHS [Departamento de Saúde e Serviços Humanos, na sigla em inglês] desempenhará um grande papel em ajudar a garantir que todos sejam protegidos de produtos químicos, poluentes, pesticidas, produtos farmacêuticos e aditivos alimentares nocivos que contribuíram para a esmagadora crise de saúde neste país”, acrescentou o republicano.

“O senhor Kennedy restaurará essas agências ao padrão ouro das tradições da pesquisa científica e [como] faróis de transparência, para acabar com a epidemia de doenças crônicas e tornar a América grande e saudável novamente!”, finalizou Trump.

Kennedy é conhecido pela postura contra vacinas e durante a campanha disse que Trump agiria para retirar o flúor da água potável no seu primeiro dia no cargo se fosse eleito presidente. O ex-democrata associou o flúor a problemas de saúde, o que é contestado por profissionais da área.

Trump disse à época à NBC News que ainda não havia falado com Kennedy sobre o assunto, “mas [que retirar o flúor da água potável] parece ok para mim”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.