O presidente americano, Donald Trump, colocou o combate contra o terrorismo islâmico no centro de sua política externa. No discurso de posse, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), o republicano prometeu trabalhar com os aliados dos Estados Unidos para destruir a ameaça jihadista.
“Vamos reforçar antigas alianças e formar novas alianças. [Vamos] unir o mundo civilizado contra o terrorismo islâmico, o qual vamos erradicar completamente da face da Terra”, declarou durante a cerimônia de posse. A promessa já havia sido feita durante a campanha e foi reforçada na tarde desta sexta.
Na posse, Trump voltou a afirmou que deseja fazer a América mais forte e que vai valorizar quem produz e gera empregos nos Estados Unidos. Também agradeceu o ex-presidente Barack Obama pela transição tranquila e falou que um novo momento começa para o país americano.
Ele prometeu que todas as decisões de Washington serão orientadas por uma visão que priorize os Estados Unidos. “Juntos, vamos fazer os Estados Unidos fortes de novo. Vamos tornar os Estados Unidos ricos de novo. Vamos fazer os Estados Unidos orgulhosos de novo. Vamos deixar os Estados Unidos seguros de novo. E sim, juntos, vamos tornar os Estados Unidos grandes de novo”, disse Trump, ao encerrar seu discurso.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Deixe sua opinião