Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Trump promete impor tarifas caso UE não compre mais petróleo e gás americanos

México e Canadá já sabem sobre “confusão econômica” causada por migrantes, diz Trump
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/Mohammed Badra)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (20) que vai impor tarifas extras sobre importações da União Europeia (UE) caso o bloco não aumente a compra de petróleo e gás americanos.

“Eu disse à União Europeia que eles devem compensar seu tremendo déficit [comercial] com os Estados Unidos com a compra em larga escala do nosso petróleo e gás. Caso contrário, aplicaremos muitas tarifas!”, escreveu o republicano na sua rede social, Truth Social.

Segundo dados do escritório de estatísticas da UE, o Eurostat, publicados pela agência Reuters, os Estados Unidos responderam por 47% das importações de gás natural liquefeito e 17% das compras de petróleo da União Europeia no primeiro trimestre de 2024.

Um porta-voz do bloco disse que a UE está “pronta” para discutir o fortalecimento da parceria comercial com os Estados Unidos, incluindo no setor de energia. “A UE está comprometida em eliminar gradualmente as importações de energia da Rússia e diversificar nossas fontes de fornecimento”, afirmou.

Durante a campanha presidencial, Trump prometeu impor tarifas de 10% a 20% sobre importações americanas, que chegariam a 60% para importações da China.

Depois da sua eleição, no mês passado, o republicano elevou o tom e citou vários países que podem ser alvos das tarifas do seu governo.

No final de novembro, disse que vai impor tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá caso os dois países não tomem medidas para coibir o tráfico de fentanil e a imigração ilegal, e uma tarifa adicional de 10% sobre importações da China até que Pequim tome medidas para coibir o problema do fluxo de fentanil para os Estados Unidos.

Depois, prometeu tarifas de 100% sobre importações dos países dos Brics caso o bloco substitua o dólar por outra moeda em transações comerciais e ameaçou “taxar de volta” importações do Brasil e da Índia, alegando altas tarifas dos dois países sobre produtos americanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.