O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que orientou o secretário de Estado, Mike Pompeo, a cancelar uma viagem à Coreia do Norte, com o argumento de que ele avalia que não houve progresso suficiente para o fim das armas nucleares no país comandado por Kim Jong-un.
O tuite do presidente marca a primeira vez que ele reconhece a falta de progresso nas negociações nucleares desde seu encontro em Cingapura com o líder norte-coreano em junho.
O presidente americano repetidamente elogiou a cúpula como um sucesso absoluto, e criticou aqueles que citaram a falta de compromissos firmes exigidos da Coréia do Norte no acordo de Cingapura.
Além disso, Trump escreveu em sua conta no Twitter que, como a postura americana com a China "está mais dura" na questão comercial, na opinião dele Pequim não está ajudando nesse processo de desnuclearização como estava anteriormente, mesmo com sanções da Organização das Nações Unidas em vigor contra Pyongyang.
"O secretário Pompeo está ansioso para ir à Coreia do Norte no futuro próximo, mais provavelmente após nossa relação comercial com a China estar resolvida", afirmou Trump.
"Enquanto isso eu gostaria de enviar minhas mais calorosas saudações e respeito ao presidente Kim. Estou ansioso para encontrá-lo em breve!", escreveu o presidente americano.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares