O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) entrou com um recurso na Suprema Corte do país nesta quarta-feira (3) para tentar reverter a decisão que o impede de disputar as eleições presidenciais deste ano no estado do Colorado.
A corte estadual havia determinado que Trump não poderia concorrer nas primárias presidenciais no Colorado por ter “incitado a invasão ao Capitólio”, que ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, o que configuraria uma violação da 14ª Emenda da Constituição, que proíbe “quem se envolveu em insurreição” de ocupar cargos públicos nos EUA.
Trump alega que a decisão do Colorado é “uma interferência eleitoral inconstitucional e antiamericana que não pode prevalecer”. O ex-presidente pediu que a Suprema Corte anule a sentença estadual. Essa será a primeira vez que a Suprema Corte terá que se pronunciar sobre a 14ª Emenda da Constituição americana.
O recurso de Trump ocorre um dia depois dele também contestar uma decisão semelhante da secretária de Estado do Maine, a democrata Shenna Bellows, que o declarou inelegível no estado também por causa do ataque ao Capitólio.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião