Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Trump: “Se não me eleger, EUA viram Argentina ou Venezuela”

 | BRIAN SNYDER/REUTERS
(Foto: BRIAN SNYDER/REUTERS)

O virtual candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica na América do Sul ao dizer que seu país poderá se transformar em uma Argentina ou em uma Venezuela caso perca as eleições.

“Se eu não ganhar, haverá mais pessoas como as que foram colocadas nos últimos anos [na Suprema Corte]. Teremos uma Corte que mudará esse país para um nível que vocês nunca viram antes. Vocês terão tipos como Bernie Sanders [candidato que se define como socialista]. Será um país totalmente diferente. Será [como a] Argentina. Será [como a] Venezuela”, afirmou, por telefone, a um programa de TV da rede CNBC.

Instantaneamente, todos os jornais da Argentina deram destaque à fala do bilionário. No Twitter, pipocaram comentários como “filho, se você não estudar, será como Trump” ou “a quem importa a opinião de um imbecil como Trump?”.

O candidato disse ainda que a Suprema Corte é um dos principais assuntos para os Estados Unidos hoje, referindo-se à idade avançada dos magistrados e à possibilidade de um presidente democrata dar um perfil mais liberal ao Judiciário. Segundo os cálculos de Trump, cinco juízes poderão ser indicados pelo próximo mandatário.

Em fevereiro, com a morte do conservador Antonin Scalia, já foi aberta uma vaga na mais alta instância do Judiciário americano. Barack Obama tentou nomear Merrick Garland para a cadeira vazia, mas a bancada republicana do Senado o impediu, com a justificativa de que a designação de um magistrado ficará para o futuro presidente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.