O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (16) que o empresário do setor de petróleo e gás, Chris Wright, será o responsável pela pasta do Departamento de Energia de seu futuro governo.
Em comunicado, Trump salientou que o fundador e CEO da Liberty Energy, empresa da cidade de Denver especializada em fracking (extração de gás de xisto em regiões profundas do solo), "tem sido um tecnólogo e empreendedor líder em energia". "Mais significativamente, Chris foi um dos pioneiros que ajudou a lançar a revolução americana do xisto que alimentou a independência energética americana e transformou os mercados globais de energia e geopolítica", diz a nota divulgada pela equipe de Trump à imprensa.
Crítico do acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global e combater as alterações climáticas, Trump já disse mais de uma vez que pretende retirar os Estados Unidos do acordo e focar na redução da burocracia do setor energético e atrair novos investimentos em combustíveis fósseis, método também defendido por Chris Wright.
Em vídeo publicado em seu perfil no Linkedin no ano passado, Wright, que não possui experiência política, disse que "não há crise climática, e também não estamos no meio de uma transição energética".
A nomeação do empresário de Denver acontece um dia após o anúncio de que o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum, fará parte do Departamento do Interior do novo governo Trump, área que também faz parte da pasta de Energia. Assim como Wright, Burgum é um defensor do uso de combustíveis fósseis e da autonomia nacional no setor. Além de fazer parte do Departamento de Interior, também será responsável pela gestão de um Conselho Nacional de Energia, que será criado pela futura gestão.