O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou sua ameaça de cortar o financiamento federal para a Califórnia se o estado não resolvesse o problema dos incêndios florestais. No sábado, ele afirmou que vai solucioná-lo, justamente, usando recursos federais.
"Nós passamos por isso todos os anos; não podemos passar por isso", disse Trump no sábado, enquanto percorria as enormes área atingidas por incêndios florestais no estado da Califórnia. "Vamos ter florestas seguras".
Como tornar as vastas florestas da Califórnia "seguras" após o Camp Fire ter atingido o tamanho da cidade de Chicago, matando dezenas, se não centenas de pessoas? Além do financiamento, Trump tem algumas ideias.
Uma dessas ideias é varrer galhos e pequenas árvores, o que não é uma solução popular.
"Você precisa cuidar do chão. Você conhece o chão das florestas, é muito importante", disse Trump a repórteres em sua visita a Paradise, a cidade que foi completamente destruída pelo fogo.
Trump explicou que o presidente da Finlândia, que ele conheceu em uma viagem ao exterior há uma semana, lhe falou sobre manter o chão da floresta limpo. "Ele chamou o país de nação da floresta", disse Trump, "e eles passaram muito tempo rastelando, limpando e fazendo as coisas, e eles não têm nenhum problema".
O presidente finlandês Sauli Niinisto contestou a informação. Ele disse a um jornal local que informou Trump sobre os esforços da Finlândia para vigiar e cuidar de suas florestas, "mas disse que não se lembra de nada que tenha sido mencionado sobre varrer".
Talvez não tenha sido Niinisto quem deu a Trump esta ideia. Talvez tenha sido algo que ele viu na TV.
Leia mais: Existe relação entre os megaincêndios da Califórnia e as mudanças climáticas?
"Eu estava assistindo aos bombeiros no outro dia, e eles estavam limpando áreas. Eles estavam limpando áreas!", Trump disse à Fox News no Salão Oval da Casa Branca um dia antes de partir para a Califórnia. "Eles estão ajuntando árvores, pequenas árvores como esta – nogueiras, pequenos arbustos, que você pode ver que são totalmente secas. Ervas daninhas! E eles estão limpando-as".
"Isso deveria ter sido eliminado", concluiu ele. "Você não teria incêndio".
O apresentador da Fox, Chris Wallace, perguntou se a mudança climática poderia ser um fator mais importante para o incêndio do que os resíduos florestais, mas Trump não acreditava nisso.
Repercussão
Seja de onde for que o presidente tenha tirado esta ideia, muitas pessoas parecem não concordar.
A reação na Finlândia se alternou entre aqueles que apontaram que o país tem um clima e densidade populacional muito diferentes e aqueles que fizeram piadas.
A recepção doméstica da ideia não foi muito melhor.
"Se a prevenção de incêndios fosse tão fácil quanto a remoção de folhas, teríamos feito isso até agora, mas é uma questão muito complicada", disse à MSNBC o deputado Ted Lieu, da Califórnia, citando as mudanças climáticas, o clima seco e os ventos fortes. "Espero que o presidente consulte alguns especialistas, talvez converse com pessoas que realmente sabem algo sobre incêndios florestais e que realmente pare de acreditar nessas teorias bizarras que ele tem".
O que pode dar certo
Isso não quer dizer que varrer gravetos não tenha nada a ver com a prevenção de incêndios – mesmo que não seja a solução exótica e abrangente que Trump fez parecer.
"O sentimento geral dele é correto, de que precisamos administrar o que alimenta o incêndio", disse Yana Valachovic, consultora florestal do programa de Extensão Cooperativa da Universidade da Califórnia. "E a cada ano, gerenciar esse resto de madeira perto de nossas casas e prédios é super importante... Mas a realidade é que administrar cada pedacinho de material com um rastelo não é prático".
Leia mais: Idosos são maioria dos desaparecidos em incêndio na Califórnia
Varrer é uma maneira eficaz de limpar detritos leves, como folhas e pinhas para longe das residências, segundo Yana. Mas o método é muito menos eficaz no solo da floresta, onde as chamas queimam através de faixas de mato e de outros materiais pesados que somente máquinas poderiam limpar.
Os problemas da Califórnia são complicados, disse ela – uma combinação de clima quente e seco, pobre design comunitário e "100 anos de supressão de incêndios" que ajudaram a transformar florestas em áreas inflamáveis.
Como Trump, Yana disse que o problema é solucionável – mas através de programas de longo prazo de educação comunitária, queimadas controladas, programas de desmatamento de florestas e incentivos econômicos.
Muito mais que rastelos, em outras palavras.
Deixe sua opinião