![Trump vai cancelar vistos de estudantes estrangeiros nos EUA que simpatizam com o Hamas](https://media.gazetadopovo.com.br/2025/01/29150547/eua-26.jpg.webp)
Ouça este conteúdo
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (29) um novo decreto para combater o antissemitismo no país. A medida inclui o cancelamento de vistos de estudantes universitários estrangeiros que demonstraram apoio ao grupo terrorista Hamas durante protestos pró-Palestina. Além disso, o governo republicano prometeu deportar imigrantes que participaram dessas manifestações em campi universitários.
A decisão foi divulgada por um alto funcionário da Casa Branca à agência Reuters e reforçada por um comunicado oficial.
“A todos os estrangeiros residentes que se juntaram aos protestos pró-jihadistas, nós os colocamos em aviso: em 2025, nós os encontraremos e os deportaremos”, declarou Trump. “Eu também cancelarei rapidamente os vistos de estudante de todos os simpatizantes do Hamas nos campi universitários, que foram infestados com radicalismo como nunca antes.”
O decreto também orienta o Departamento de Justiça a intensificar ações contra crimes de ódio e ameaças contra judeus nos Estados Unidos. De acordo com o texto, o governo dos EUA irá “processar agressivamente ameaças terroristas, incêndios criminosos, vandalismo e violência contra judeus americanos”.
O anúncio ocorre após uma escalada de tensões em universidades dos EUA no ano passado, onde diversos protestos pró-Palestina ocorreram e continuam ocorrendo. Alguns desses atos contaram com participantes usando simbologia ligada ao Hamas, como máscaras, chapéus, camisas e bandeiras, e fazendo discursos antissemitas.
Além da repressão a radicais nos campi universitários, Trump também deve assinar um decreto voltada à educação básica, com foco na liberdade de escolha escolar. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a medida visa cortar financiamento de escolas públicas que ensinam teorias progressistas.
O documento informa que o Departamento de Educação será encarregado de fornecer diretrizes para que os estados utilizem os fundos federais para ampliar programas de bolsas escolares no ensino fundamental e médio.