A contagem final de votos no Arizona, estado localizado no sudoeste dos EUA, foi divulgada na noite de sábado (9), como informou a Associated Press, indicando uma vantagem de 52% para o republicano. Com isso, o presidente eleito Donald Trump conquista uma vitória nos sete estados-pêndulo - Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte, Nevada e Arizona - nas eleições de 2024.
O êxito de 2024 no Arizona também inverte o resultado obtido no estado nas eleições de 2020, quando o atual presidente dos EUA, Joe Biden, do partido democrata, venceu Donald Trump com uma vantagem de mais de 10 mil votos.
A campanha atual de Trump no estado foi marcada por discursos relacionados à imigração, com propostas que indicavam a deportação em massa e o fechamento de fronteiras.
Com o acréscimo dos 11 votos de delegados do Colégio Eleitoral do Arizona, a contagem final de Trump subiu para 312, contra 226 da candidata do partido democrata, Kamala Harris.
A vitória na eleição norte-americana é decidida pela maioria dos votos do Colégio Eleitoral, que totaliza 538 delegados.
A estratégia de campanha de Donald Trump concentrou esforços nos sete estados-pêndulo, aqueles que não têm uma indicação partidária historicamente consistente entre democratas e republicanos.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares