O Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico emitiu hoje um alerta para o Havaí (EUA) após o terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter registrado no litoral oeste do Canadá.
"Um tsunami se gerou que poderia causar danos ao longo das costas de todas as ilhas do estado do Havaí", indica o Centro em seu site, na qual recomenda que se realize"uma ação urgente" para "proteger as vidas e as propriedades" da região.
O alerta específico para as ilhas Havaí se soma ao aviso regional emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do litoral Oeste do Alasca para as costas próximas ao centro do tremor, embora sem complicações.
O terremoto foi registrado à 1h04 e seu epicentro localizado a 139 quilômetros ao sul da cidade de Masset, na ilha Graham (Colúmbia Britânica), a 17,5 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos.
Ao movimento inicial lhe sucederam quatro réplicas de magnitudes compreendidas entre 4,5 e 4,8 graus em um prazo de duas horas e meia.
Preparativos
As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.
O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão.
As autoridades pediram aos moradores que buscassem refúgio em lugares altos ou designados para acolher pessoas perante a chegada das ondas, como escolas e centro comunitários.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de menor entidade para as costa dos estados da Califórnia, Oregon, Colúmbia Britânica (Canadá) e Alasca, já que a energia projetada pelo tremor foi dirigida para as ilhas do Havaí.