Jacarta Um tsunami que atingiu ontem a costa sul da ilha de Java, na Indonésia, matou pelo menos 105 pessoas, devastou prédios e danificou centenas de barcos de pesca, disseram testemunhas e autoridades. As notícias do desastre espalharam o pânico em uma região que ainda se recupera de outro tsunami ocorrido há menos de dois anos, deixando quase 230 mil pessoas mortas ou desaparecidas, a maioria delas na Indonésia.
Não havia, no entanto, nenhuma informação de danos ou vítimas em outros países após o tsunami de ontem. "Há 105 mortos em 10 regências, 148 pessoas estão feridas e 127 ainda estão desaparecidas", disse Putu Suryawan, do centro de desastres da Cruz Vermelha na Indonésia, acrescentando que 2.875 pessoas ficaram desabrigadas. "Possivelmente este número pode aumentar porque ainda há muitos desaparecidos", disse. Outra representante da Cruz Vermelha, Fitri Sidikah, disse que cerca de 650 barcos de pesca foram danificados.
Uma autoridade local, Rudi Supriatna Bahro, disse à Metro TV que quase meio quilômetro da praia foi afetada pelo tsunami, que provocou danos em alguns prédios. "Precisamos de barracas, comida e ajuda médica", disse.
A agência de notícias oficial da Indonésia, a Antara, informou que pessoas também morreram em outros dois balneários de Java. "As buscas ainda continuam para acharmos aqueles que foram provavelmente arrastados pelas ondas do tsunami", disse o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono.
O Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico, um órgão dos Estados Unidos, informou que o terremoto, que provocou o tsunami, teve magnitude 7,2, enquanto o Centro Geológico dos EUA, disse que ela foi de 7,7. A agência estatal de geofísica e meteorologia da Indonésia afirmou que o tremor foi de 6,8 graus na Escala Richter. Um alerta de tsunami na costa sul de Java e perto da ilha Christmas, no sul do arquipélago indonésio, foi divulgado pelo Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico. A polícia de Christmas, pertencente à Austrália, afirmou não ter registrado danos na ilha. A Índia também divulgou um alerta para as ilhas Andaman e Nicobar, atingidas duramente pelo tsunami no fim de 2004, mas autoridades afirmaram não ter havido nenhum perigo real nesses locais.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast