• Carregando...
Tubarão branco fotografado no Pacífico Norte por pesquisadores da Universidade do Havaí | Kevin Weng/Reuters
Tubarão branco fotografado no Pacífico Norte por pesquisadores da Universidade do Havaí| Foto: Kevin Weng/Reuters

Pacífico

Legislação protetora inibe pesca e garante procriação dos peixes

Os tubarões brancos são uma espécie protegida nas águas dos Estados Unidos por uma lei federal desde 2005, e os pescadores estão obrigados a libertá-los vivos se forem capturados.

Normalmente, esses animais nadam "na região nordeste do Pacífico, do Alasca à América Central. No sul da Califórnia parece estar a creche destes tubarões, do norte de Baja (no México) até Santa Bárbara, na Califórnia (EUA)", indica Chris Lowe, professor de biologia marinha da Universidade Estatal da Califórnia. O especialista garante que outro fator de recuperação da população de tubarões, sobre os quais não há estudos anteriores ao de UC Davis e Stanford, é o efeito da lei de proteção de mamíferos marítimos de 1973 nos EUA. Esse animais são parte da cadeia alimentar dos tubarões.

"Os tubarões brancos são predadores de alto nível que foram atacados por mais de cem anos, e o fato de essa população estar retornando é um sinal de que estamos melhorando nossos oceanos.", diz Lowe.

1975 foi o ano em que Tubarão, de Steven Spielberg, estreou nos cinemas. O filme foi um sucesso de bilheteria e como efeito disso, "as pessoas tiveram medo e saíam em embarcações ao mar só para matá-los", diz o pesquisador da organização Mordomos de Tubarões David McGuire.

A população de tubarões brancos aumentou nos últimos anos no litoral da Califórnia, confirmaram na última quinta-feira especialistas em biologia marinha. Eles advertem que a quantidade desse tipo de peixe na região já superou as previsões oficiais.

Os cálculos mais conservadores estimam em 2,4 mil o número de tubarões no nordeste do Oceano Pacífico, disse Chris Lowe, professor de biologia marinha da Universidade Estatal da Califórnia em Long Beach (CSULB).

A pesquisa de Lowe e outros nove especialistas, intitulada "Uma Reavaliação do Tamanho da População de Tubarões Brancos na Área da Califórnia", se baseou em diferentes métodos para chegar a cálculos "realistas".

"Acreditamos que a população está crescendo e algumas evidências são a quantidade de tubarões bebês que ficam presos em redes de pesca comercial na Califórnia", revelou o cientista.

Ataque

No fim de semana de 4 de julho um banhista ficou gravemente ferido após ser atacado por um tubarão branco que tinha mordido um anzol lançado do píer por um pescador em Manhattan Beach, Califórnia, onde é bastante comum ver esses animais.

A pesquisa que serviu de base de análise para Lowe e sua equipe foi realizada por acadêmicos das universidades da Califórnia em Davis (UC Davis) e Stanford, teve resultados publicados em 2011 na revista Biology Letters. O levantamento aponta que existe cerca de 219 tubarões brancos adultos nas águas californianas.

"Meus colegas observaram e fotografaram aletas de tubarões brancos adultos na superfície; mas muitos ficam em águas profundas, e nós fizemos cálculos da quantidade de tubarões bebês e adolescentes ao redor dos adultos e somados estimamos que haja 2,4 mil ou mais", explicou Lowe.

O doutor em biologia marinha trabalha junto com especialistas do aquário da baía de Monterey e seus alunos na busca de tubarões brancos adultos para instalar neles um transmissor acústico e de satélite para conhecer as áreas em que os tubarões nadam.

Outro aparelho instalado na aleta dorsal é o "sensor de atividades", com o qual medem velocidade, profundidade, pressão sob a água, e também um transmissor para ser acompanhado por um submarino de controle remoto e com câmera de vídeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]