Manila – Com fortes chuvas e ventos que chegaram a 265 km/hora, o total de mortes provocadas pelo tufão Durian pode passar de 400. Os ventos carregaram toneladas de lama e pedregulhos, prejudicando outras centenas de pessoas. O Durian chegou às Filipinas depois de passar pelo Mar da China, ao sul.

CARREGANDO :)

As comunidades que ficam próximas ao Mayon, um vulcão ativo que fica a aproximadamente 320 quilômetros ao sul da capital, Manila, foram soterradas. "Nós poderíamos ter aproximadamente de 300 a 400 mortos entre esses povos até ontem à noite’’, disse Richard Gordon, senador e chefe da Cruz Vermelha no país. Diante do grande número de desaparecidos e de desabrigados ainda sem alojamento adequado, o número de vítimas tende a aumentar.

Informações tabuladas pela Federação Internacional da Cruz Vermelha indicam que cerca de 25 mil pessoas tenham sido afetadas. Além do grande número de desabrigados, os estragos atingiram também a infra-estrutura do país, como linhas de telefone, de energia elétrica, pontes e estradas. "Trata-se de um caso de terra arrasada’’, disse Noel Rosal, o prefeito de Bicol, uma das cidades mais afetadas pelo Durian.

Publicidade