Um tufão inicialmente temido como um dos piores dos últimos 50 anos perdeu força ao seguir rumo ao sul da China, depois de matar pelo menos três pessoas em Taiwan e isolar outras centenas.
O tufão Megi deve atingir a província de Fujian, na China, como uma tempestade de categoria 1, depois de chegar à categoria 3 em uma escala de 1 a 5. Ele deve atingir o país no sábado e depois se tornar uma tempestade tropical, informou o serviço de meteorologia Tropical Storm Risk (www.tropicalstormrisk.com).
O fenômeno não passará por Hong Kong e pela área industrial da delta do Rio das Pérolas.
"Está dando sinais de enfraquecimento", afirmou Lee Tsz-cheung, cientista do Observatório de Hong Kong. "Esperamos que a intensidade vá gradualmente cair até chegar à costa e cair ainda mais."
Um deslizamento de terra no oeste de Taiwan matou pelo menos três pessoas, disseram autoridades da defesa civil da ilha. A agência de notícias semioficial Central informou que o número de mortos chegou a cinco.
A precipitação atingiu 1.100 mm em algumas regiões de Taiwan, quando o Megi se juntou a uma tempestade separada, danificando uma estrada e isolando mais de 400 viajantes, disseram autoridades.
O mesmo tufão matou 26 pessoas na Filipinas e causou a perda de 314.577 toneladas métricas na produção de arroz.
Fortes ondas provocaram o fechamento do maior aeroporto de Taiwan, em Kaohsiung, um dia depois de uma série de portos e terminais petrolíferos terem cessado suas operações no sul da China.
Autoridades marinhas da China disseram que o tufão pode gerar uma onda gigante na costa chinesa.
O terminal internacional de Hong Kong fechou seus portões de contêineres para caminhões transportando mercadorias do porto durante a noite, mas o porto de Maoming, onde a Sinopec tem uma refinaria que produz 270 mil barris de petróleo por dia, retomou suas operações nesta sexta-feira.
É comum China, Taiwan, Filipinas e Japão serem atingidos por tufões no segundo semestre do ano. Esses fenômenos ganham força nas águas quentes do Oceano Pacífico ou no Mar do Sul da China antes de perderem velocidade quando chegam à terra firme.