O Japão enviou dezenas de milhares de soldados e equipes de resgate neste domingo (13) para a região atingida por um tufão que desencadeou inundações generalizadas e deixou 58 pessoas mortas e 17 desaparecidas.
O tufão Hagibis atravessou Tóquio e grandes áreas da principal ilha japonesa de Honshu no sábado, trazendo chuvas recordes para muitas áreas. No domingo, mais de 20 rios no centro e no nordeste do Japão transbordaram, inundando mais de mil casas em cidades, vilas e aldeias.
A certa altura, o governo aconselhou quase 8 milhões de pessoas a evacuar. Muitos ignoraram o conselho e ficaram em casa, enquanto outros foram para abrigos. A emissora pública NHK disse que alguns morreram enquanto tentavam ir para abrigos, incluindo uma mulher de 77 anos que morreu após cair de um helicóptero, a mais de 30 metros de altura, quando estava sendo resgatada.
A tempestade afundou um cargueiro registrado no Panamá que estava ancorado perto de Tóquio, matando pelo menos sete tripulantes e deixando três desaparecidos, segundo relatos da mídia local. Cerca de 200.000 casas estavam sem energia no domingo.