O tufão Haitang atingiu Taiwan nesta segunda-feira, ferindo 17 pessoas e forçou o fechamento de escritórios do governo, de escolas e do mercado financeiro. A imprensa local disse que quatro pessoas morreram pelos fortes ventos e chuva torrencial, mas a Agência Nacional dos Bombeiros disse que não poderia confirmar se as mortes são relacionadas com o tufão.
A agência informou que 17 pessoas ficaram feridas na tempestade, que tem previsão de se mover com ventos com menor velocidade para as províncias de Zhejiang e Fujian, na costa da China.
Com ventos de até 184 quilômetros por hora e rajadas de 227 quilômetros por hora, o Haitang causou enchentes de cerca de um metro nas áreas montanhosas do leste de Taiwan. O governo advertiu sobre o risco de deslizamentos de terra e inundações.
Cerca de 1.500 pessoas foram evacuadas de povoadas nas montanhas, e 1,3 milhão de casas estão sem energia elétricas. Os mais sérios casos de interrupção no fornecimento de eletricidade ocorreram na área central e no sul da ilha.
O Haitang deve diminuir sua potência enquanto cruza Taiwan em direção à China. Autoridades disseram que os negócios devem reabrir na terça-feira na capital.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano