Três pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas - sete em estado grave - em uma avalanche humana causada por um tumulto em liqüidação de óleo de canola em um supermercado da rede francesa Carrefour no Sudoeste de China, informou a agência oficial Xinhua na madrugada deste domingo.
A rede fez uma promoção de óleo, cujo preço disparou nos últimos meses na China. Os clientes começaram a se concentrar na entrada do supermercado no distrito de Shapingba (em Chongqing) na madrugada deste sábado, informou o porta-voz do governo local Gao Chang. Quando a loja abriu as portas às 8h40m (hora local e 2h40 GMT), um grande número de pessoas entrou e saiu à caça do óleo.
- Corri até a estante do óleo junto com mais gente e agarrei quatro garrafas. Me jogaram no chão. Por sorte, não fui pisoteado - contou um consumidor chamado He Yu.
O supermercado reduziu 11,5 yuans (US$ 1,5) do preço da garrafa de cinco litros de óleo, como parte de uma campanha para ganhar mercado naquele país. O Carrefour entrou na China em 1995 e tem cem lojas.
Os feridos foram levados para quatro hospitais da cidade. As autoridades pediram que a promoção fosse suspensa.
O preço do óleo comestível aumentou 20% de novembro de 2006 até junho deste ano, devido à alta do preço da soja, do amendoim e de outras leguminosas usadas na produção.
O governo chinês advertiu os fabricantes de óleo que tivessem autodisciplina na hora de fixar os preços do óleo, sob pena de pagamento de multas de até US$ 40 mil.
Com o objetivo de controlar os preços, os importadores chineses vão comprar da América Latina 200 mil toneladas de óleo de soja e têm previsto adquirir outras 400 mil toneladas.