Mais de 20 pessoas, a maioria adolescentes, morreram após uma confusão em uma apresentação musical na praia de Conacri, a capital da Guiné, informou nesta quarta-feira (30) a imprensa local.
A tragédia ocorreu na terça-feira (29) à noite na praia de Taouyah, onde uma apresentação dos populares grupos guineanos Banlieuzart e Instinct Killers atraiu centenas de adolescentes, um dia depois das festividades muçulmanas do Eid ul-Fitr, feriado que marca o fim do mês de jejum do Ramadã.
Pelo menos 20 jovens teriam morrido pisoteados durante o espetáculo, segundo a emissora de rádio local Nostalgie FM, enquanto outros meios guineanos afirmaram hoje que ainda não há números oficiais sobre o incidente.
As autoridades da Guiné decretaram uma semana de luto nacional pelas vítimas do ocorrido, a maioria delas adolescentes.
De acordo com testemunhas citadas pelo jornal Le Jour Guinée, a organização do show não tomou as medidas de segurança necessárias.
Em janeiro deste ano, outro episódio envolvendo correria e gente pisoteada resultou na morte de pelo menos seis pessoas durante um espetáculo de reggae na praia de Lambanyi, também na capital, onde muitos jovens comemoravam o ano novo.