Moscou A primeira mulher turista espacial, Anousheh Ansari, e também a primeira pessoa a atualizar e ler seu blog (diário na internet) em órbita, revela as dificuldades da higiene em um ambiente de gravidade zero. "Bem, meus amigos, devo confessar que ter uma boa higiene no espaço não é uma coisa fácil!", exclama a executiva norte-americana de origem iraniana, ao falar "daquilo que todo mundo quer saber" sem ousar perguntar. Ela já recebeu cerca de 2 mil mensagens dos leitores do blog desde que a nave Soyuz foi lançada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), em 18 de setembro. "A água não escorre aqui, ela flutua", afirmou, antes de explicar que lenços secos e úmidos são a base da higiene diária.
Sem batom
Todos dispõem de um kit de higiene pessoal, mas o dela, destinado inicialmente ao turista japonês Daisuke Enomoto, reprovado nos exames de saúde, está equipado "com um barbeador e muita espuma para barbear, mas nenhuma maquiagem". Ela conta já ter "lavado" seus longos cabelos encaracolados. "Você pega um saco com água e forma, lentamente, uma enorme bolha dágua sobre sua cabeça. Depois, muito suavemente, com a ajuda de um xampu seco, lava os cabelos. Ao menor movimento, pequenas bolhas dágua começam a flutuar."
Toda a água da ISS é reciclada. Os objetos molhados, inclusive os trajes suados, são secados e a água evaporada, coletada. "Um dos cosmonautas me disse um dia, Nós somos como irmãos e irmãs, é tudo único porque nós bebemos o suor uns dos outros", relata a turista.
Além de falar sobre as questões domésticas da vida no espaço, a turista espacial descreve a sensação de ter visto a aterrisagem do ônibus espacial Atlantis, na semana passada. Quase copiando Yuri Gagarin, pioneiro no espaço que celebrizou a frase "a Terra é azul", Ansari afirma que o planeta é muito bonito visto do espaço e arrisca dizer que se cada humano o visse desse ângulo, todos fariam tudo para preservá-lo.
http://spaceblog.xprize.org é o blog de Anousheh Ansari, que pagou US$ 25 milhões pelo passeio espacial.