Um turista tcheco foi ao Ártico para conferir o eclipse solar que tem atraído milhares de pessoas ao extremo Norte do planeta. Ele só não tinha se dado conta que o local onde acampava era território de ursos polares, e acabou sendo atacado por um. Após uma luta, um colega o salvou ao atirar no animal. Enquanto ele ficou com ferimentos na cabeça, no peito e nos braços, o urso acabou morto por forças de resgate.
Jakub Moravec, 37 anos, acampava com outros cinco turistas em uma das ilhas de Svalbard, no entre as Ilhas Faroe e o Ártico da Noruega (a 1.200 km do Polo Norte), praticamente o único local onde será possível ver o eclipse que acontece na manhã de sexta-feira. Após o ataque, ele foi levado de helicóptero ao hospital de uma ilha maior.
O incidente aconteceu quando ele acordou. Segundo o tcheco, o urso simplesmente apareceu na cabana onde ele dormia. Moravec agora quer ter alta a tempo de ver de um bom ângulo o eclipse, que só será visto parcialmente em outros lugares. “Agora estou bem. Na hora em que o animal me atacou, só queria salvar minha cabeça. Só depois fiquei com medo”, contou a uma rede local de TV.
A administração de Svalbard alertado a onda de turistas para que tomem cuidado com os ursos polares e as baixas temperaturas. Elas devem chegar a quase 20°C negativos no momento do eclipse. Mais de 2 mil pessoas visitam o local, que tem cerca de 2.500 moradores.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo