A polícia deteve 120 suspeitos da Al Qaeda na Turquia, possivelmente incluindo membros de alto escalão, informou a agência estatal de notícias Anatolian nesta sexta-feira.
Operações surpresa em 16 províncias incluindo Istambul ocorreram após a detenção de 25 suspeitos da Al Qaeda no começo da semana.
Dispositivos para fabricar explosivos, carteiras de identidade falsas e uniformes camuflados foram confiscados durante os ataques.
A mídia turca informou que um dos detidos era supostamente o líder da Al Qaeda na Turquia, Serdar Elbasa, conhecido pelo codinome Abu Zer.
Outro suspeito era o chefe da Al Qaeda na província de Gaziantep, que faz fronteira com a Síria. Um dos suspeitos foi treinado no Afeganistão, disse a Anatolian.
A polícia realiza operações esporádicas contra grupos militantes na Turquia inclusive contra os separatistas curdos e grupos de extrema esquerda ou nacionalistas.
A Al Qaeda já realizou ataques na Turquia, notadamente em 2003 quando militantes mataram mais de 60 pessoas em uma série de ataques a bomba em Istambul.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast