Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oriente Médio

Turquia e Rússia vão criar área desmilitarizada na Síria

Presidentes turco, Reccep Erdogan, e russo, Vladimir Putin, se encontraram nesta segunda | Kremlin
Presidentes turco, Reccep Erdogan, e russo, Vladimir Putin, se encontraram nesta segunda (Foto: Kremlin)

A Rússia e a Turquia tentam evitar uma crise potencial na província síria de Idlib (Noroeste), anunciando que estabeleceriam uma "zona desmilitarizada" para separar os rebeldes das tropas do governo sírio.

O anúncio, em uma coletiva de imprensa conjunta entre o presidente russo Vladimir Putin e seu colega turco Recep Tayyip Erdogan, vem depois de semanas de especulações de que um ataque governamental ao enclave da oposição provocaria uma catástrofe humanitária. 

Os detalhes do acordo não foram explicados nesta segunda-feira. Mas Putin disse que uma zona de aproximadamente de 15 a 25 quilômetros seria criada para a oposição síria antes de 15 de outubro. A zona estaria livre tanto de armas pesadas quanto de elementos extremistas da insurgência armada, disseram os dois líderes. A zona seria patrulhada por forças turcas e russas. 

"O território controlado pela oposição síria deve ser desmilitarizado", disse Erdogan a repórteres na cidade russa de Sochi. "Mas junto com a Rússia, vamos nos esforçar para limpar esses territórios de elementos radicais", disse ele, referindo-se aos extremistas ligados à Al Qaeda em Idlib.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.