A Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, na Turquia, será transformada numa mesquita a partir de 23 de fevereiro, segundo informou a agência de notícias Fides, ligada ao Vaticano. O local, construído no século 12, funciona como um museu desde 1945.
A decisão havia sido anunciada em 2020 pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, um mês depois da mesma medida ser imposta à Igreja de Santa Sofia.
A mudança deveria ocorrer em outubro do mesmo ano, mas foram necessárias obras de restauração. Agora, a alteração será colocada em prática.
A Igreja de São Salvador em Cora era uma igreja medieval bizantina decorada com afrescos do século 14 que retratam o Juízo Final. O local foi convertido em mesquita em 1511 e seus afrescos e mosaicos foram cobertos, mas não destruídos. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um museu após um grande processo de restauração.
Em entrevista em 2020 ao jornal Il Giornale Dell’arte, o professor emérito de história na Universidade da Pensilvânia e especialista em arquitetura bizantina Robert G. Ousterhout disse que a decisão de Erdogan era uma “tentativa flagrante de apagar a rica herança bizantina de Istambul”.
“É uma manobra puramente política, que instiga os seus apoiadores ao zombar do Ocidente”, criticou Ousterhout.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião