A Turquia assumirá o controle do aeroporto de Benghazi, principal cidade dominada pelos rebeldes na Líbia, para facilitar a distribuição de ajuda humanitária, disse hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.
"Um acordo foi concluído (com autoridades locais na Líbia) para que a Turquia assuma a responsabilidade do Aeroporto de Benghazi para a distribuição de ajuda humanitária", disse Erdogan a repórteres antes de deixar Ancara e seguir para o Iraque.
Um funcionário da chancelaria turca disse que a Turquia concordou em controlar o aeroporto a pedido dos insurgentes. O governo turco está enviando "pessoal civil e técnico" para a missão, informou a fonte. "Houve progresso para garantir que o aeroporto seja reaberto", completou.
A Turquia é o único membro árabe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O governo turco criticou os ataques aéreos da coalizão internacional na Líbia, ressaltando a importância da ajuda humanitária no país.
O Parlamento turco aprovou o envio de uma força naval para águas da Líbia, a fim de garantir que não sejam enviadas armas para as forças do governante Muamar Kadafi.
Deixe sua opinião