A emissora de televisão Al-Aqsa, controlada pelo movimento radical islâmico palestino Hamas, manteve nesta sexta-feira (11) a exibição de um programa infantil denunciado como uma tentativa de doutrinar as crianças contra o Estado hebraico e os Estados Unidos.
O programa, intitulado "Os Pioneiros do Amanhã", tem como protagonista o camundongo Farfur, um boneco quase idêntico ao Mickey Mouse, o célebre personagem de Walt Disney, que preconiza a resistência frente a Israel e os Estados Unidos e estimula as crianças a respeitarem os preceitos do Islã.
O ministro palestino da Informação, Mustafah Barghuthi, havia anunciado nesta semana um acordo com a emissora para retirar o programa, devido à sua "orientação política", uma informação replicada em seguida por Al Aqsa, que denunciou supostas "pressões e anunciou a manutenção do programa".
O episódio exibido nesta sexta-feira mostra Farfur em uma sala de aula, tentando colar numa prova.
Quando o professor pergunta porque ele olha as provas dos colegas, o personagem responde: "porque os judeus destruíram minha casa e minhas anotações e os livros estão sob os escombros".
"Peço a todas as crianças que se esforcem para ler e para que se preparem bem para seus exames, visto que os judeus não querem que sejamos instruídos", diz o protagonista.
Segundo o ministério israelense de Relações Exteriores, o programa doutrina crianças palestinas a favor da "violência, do ódio e do assassinato".
O Hamas, que participa do governo de união nacional palestino, é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia.