A televisão estatal iraniana informou nesta segunda-feira que aviões militares israelenses estavam se concentrando em uma base aérea norte-americana no Iraque para realizar um ataque contra o Irã, notícia que foi negada pelo Pentágono.
A informação foi divulgada no site da Press TV, mas Israel disse não ter conhecimento algum de tal plano de ataque, e o comandante da Força Aérea iraquiana negou as informações publicadas pela emissora do Irã.
O Pentágono classificou a notícia como "ridícula" e o coronel norte-americano Dave Lapan disse não haver nenhuma verdade nas informações.
A Press TV citou uma fonte, que segundo a emissora era próxima ao movimento de Moqtada al-Sadr, um clérigo xiita iraquiano que se opõe à presença norte-americana no Iraque e tem fortes laços com os líderes do Irã.
Mais cedo, o comandante da Força Aérea iraquiana, Anwar Ahmed, também rejeitou as informações como sendo "sem fundamento."
Israel, aliado de Washington, acusa Teerã de usar seu programa nuclear, supostamente com fins civis, para esconder um plano para desenvolver bombas atômicas que poderiam ameaçar o Estado judeu. Líderes israelenses não rejeitam a possibilidade de uma ação militar contra o Irã.
No entanto, não houve indicações recentes de um aumento nas tensões ou outras informações na segunda-feira para corroborar a notícia da televisão iraniana.
Uma porta-voz do Exército israelense disse não ter conhecimento de tais informações e disse que o Exército não comentaria sobre questões operacionais.
Deixe sua opinião