O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que encontrou Nelson Mandela em boa forma e de bom humor. Mas as imagens exibidas da visita ao prêmio Nobel da Paz mostram o líder da luta contra o apartheid aparentando fragilidade, com um olhar vago no rosto.
Três semanas atrás, Mandela, de 94 anos, estava internado, com infecção pulmonar. Ele passou dez dias hospitalizado e depois continuou sua recuperação em casa. Estas são suas primeiras imagens desde as fotos com a então secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em agosto do ano passado.
"Nós o vimos, ele parecia muito bem, está em boa forma", disse Zuma à South African Broadcasting Corp. "Tivemos uma boa conversa, apertamos a mão, ele sorriu. Como se pode ver, está estabilizado".
O vídeo mostra Mandela em uma poltrona, um travesseiro apoiando a cabeça, as pernas cobertas por um cobertor e o rosto com marcas do que agências de notícias especularam que poderia ser uma máscara de oxigênio removida recentemente.
"Sorria, sorria", diz um dos netos de Mandela para fazer uma foto com um celular.
O líder sul-africano dá um meio sorriso, mas fecha os olhos com o flash - Mandela é conhecido por não gostar de luzes fortes, um resquício das sequelas dos anos de prisão. Ele não parece falar nos trechos exibidos pela TV, e é possível que as imagens deixem os sul-africanos ainda mais apreensivos sobre a saúde de uma das personalidades mais queridas do país.