Elon Musk, novo proprietário da plataforma, disse que volta de pessoas banidas não será permitida até que a empresa estabeleça um processo claro para esses retornos| Foto: EFE/Ulises Ruiz Basurto
Ouça este conteúdo

O empresário Elon Musk garantiu nesta quarta-feira (2) que o Twitter “não permitirá” que nenhuma pessoa banida da plataforma por violar as regras volte à rede social até que a companhia que a administra estabeleça um processo claro para esses retornos, que durará “ao menos algumas semanas”.

CARREGANDO :)

O fundador da Tesla, que comprou recentemente o Twitter por US$ 44 bilhões, fez uma série de postagens na rede social para apontar novas diretrizes.

O conselho de moderação de conteúdo do Twitter terá representantes com pontos de vista muito divergentes, que, sem dúvida, incluirão a comunidade de direitos civis e grupos que enfrentam a violência alimentada pelo ódio”, escreveu.

Publicidade

Musk disse que a plataforma “não pode se tornar um inferno de todos contra todos, onde possa ser possível dizer qualquer coisa, sem consequências”.

Antes de comprar a companhia, Musk afirmou que entre as pessoas a quem daria boas-vindas está o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, suspenso indefinidamente depois que a administração anterior do Twitter vinculou tweets do magnata ao ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Com o anúncio de Musk, Trump não deve voltar ao Twitter antes das eleições de meio de mandato (midterms) americanas, que serão realizadas na próxima terça-feira (8) e nas quais vários políticos apadrinhados pelo ex-presidente estão concorrendo.

Na semana passada, após a confirmação oficial da compra da plataforma por Musk, Trump disse na sua rede social Truth que se sentia “feliz porque o Twitter agora está em mãos [de pessoas] sãs”, mas não esclareceu se pretendia retornar à rede. Quando as primeiras notícias da negociação foram divulgadas, o ex-presidente americano disse que não tinha planos de voltar ao Twitter e que seu foco estava na Truth.

Nesta semana, duas grandes empresas publicitárias recomendaram aos clientes que suspendessem temporariamente a publicidade no Twitter, devido a preocupações sobre a capacidade da empresa de monitorar o conteúdo, segundo publicou o The Wall Street Journal.

Publicidade

Os anúncios representam quase 90% das receitas totais do Twitter. Musk já afirmou que a estratégia de mercado para a plataforma é que a rede social seja menos dependente da publicidade, aumentando a receita com assinaturas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]