Crise na Ucrânia dá novo impulso a negociações comerciais entre UE e EUA
A anexação da Crimeia pela Rússia sublinha a necessidade de os Estados Unidos e a União Europeia aprofundarem substancialmente os seus laços econômicos, disse a principal autoridade comercial de Washington neste sábado, abrindo a porta para as exportações norte-americanas de gás natural para a Europa.
A polícia ucraniana apreendeu 42 kg de ouro e 4,8 milhões de dólares em dinheiro durante uma busca nos apartamentos do ex-ministro de Energia Eduard Stavytsky, disse o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, neste sábado.
Avakov disse que as buscas foram realizadas no âmbito de uma investigação de corrupção no setor de energia.
"Fiquei surpreso quando recebi o relatório com os resultados, hoje de manhã. Quanto alguém precisaria roubar para ter uma 'ninharia' dessas em casa, como dinheiro para pequenas despesas", disse Avakov em mensagem no Facebook.
A carreira de Stavysky floresceu durante o governo do presidente deposto, Viktor Yanukovich, e ele foi nomeado ministro da Energia em dezembro de 2012.
A mídia ucraniana descreve Stavytsky como membro do círculo íntimo de Yanukovich. Ele não pode ser encontrado para comentar o assunto.
A polícia ucraniana prendeu na sexta-feira outro funcionário do setor de energia: o diretor da empresa estatal Naftogaz Yevhen Bakulin, como parte da investigação sobre corrupção que pode ter custado ao país ucraniano cerca de quatro bilhões de dólares.
A Naftogaz é responsável pela importação e distribuição de gás natural russo, na Ucrânia. A empresa também detém o monopólio do transporte de gás da Gazprom, da Rússia, da Ucrânia para a Europa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink