• Carregando...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante coletiva de imprensa após uma reunião com líderes africanos em Kiev, no último dia 16 de junho.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante coletiva de imprensa após uma reunião com líderes africanos em Kiev, no último dia 16 de junho.| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, anunciou nesta segunda-feira (26) que as forças de Kiev retomaram o controle sobre a cidade de Rivnopil, na província de Donetsk, como parte das ações ofensivas realizadas no sudeste do país.

"As Forças Armadas recuperaram o controle de Rivnopil", disse Maliar em um breve comunicado publicado em sua conta no Telegram. A vice-ministra da Defesa concluiu sua nota com uma mensagem de otimismo, afirmando que está avançando.

A cidade de Rivnopil está localizada no sudoeste do oblast de Donetsk, perto da fronteira administrativa com o oblast de Zaporizhzhya.

A Ucrânia lançou uma contraofensiva há cerca de três semanas em pelo menos três áreas diferentes da frente nas províncias de Donetsk (leste) e Zaporizhzhya (sudeste), parcialmente ocupadas pela Rússia.

Até agora, Kiev recuperou nove cidades e 130 quilômetros quadrados desde o início da operação ofensiva em Donetsk e Zaporizhzhya, no leste e sudeste da Ucrânia, respectivamente, em 4 de junho.

Rússia diz que repeliu os ataques

Por sua vez, a Rússia rebateu as afirmações da vice-ministra da Defesa ucraniana afirmando que repeliu quatro ataques da Ucrânia na área de Rivnopil.

"Na direção Sul-Donetsk, na área da saliente Vremevski (Velika Novosilka), o fogo de artilharia e os sistemas pesados ​​​​de lança-chamas do grupo de forças Vostok repeliram quatro ataques inimigos na área do assentamento de Rivnopil da República Popular de Donetsk", detalhou o Ministério da Defesa da Rússia, logo após o Ministério da Defesa ucraniano ter anunciado a retomada do controle sobre essa cidade no sudeste do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]