Ouça este conteúdo
A Força Aérea da Ucrânia anunciou nesta terça-feira (27) a derrubada de mais um caça-bombardeiro russo Su-34 no leste do país, o segundo destruído nessa área da frente de batalha em menos de 24 horas.
A queda do segundo avião ocorreu às 14h (hora local, 8h de Brasília), segundo anunciou o chefe da Força Aérea ucraniana, Mikola Oleshchuk, em suas redes sociais. Horas antes, Oleshchuk havia anunciado a destruição de outro caça-bombardeiro Su-34 russo na frente oriental.
Com os dois Su-34 destruídos hoje, a Ucrânia acumula nove caças inimigos abatidos em um período de dez dias.
Desde o último dia 17 de fevereiro, a Ucrânia relatou a derrubada de dois caças Su-35 russos e de outros sete caças-bombardeiros Su-34 inimigos.
A Rússia utiliza estes caças para atacar posições ucranianas a partir do ar e facilitar o trabalho das suas tropas terrestres.
Além disso, a Ucrânia atingiu em 23 de fevereiro um avião espião russo A-50 sobre o Mar de Azov, uma aeronave de grande importância para a Rússia que detecta sistemas de defesa aérea e coordena alvos para as forças aéreas russas graças ao seu sistema de radar de longo alcance. A Ucrânia também já havia destruído outro avião espião russo A-50 em janeiro.
Segundo afirmou neste final de semana o chefe da inteligência militar ucraniana (GUR), Kirilo Budanov, a Rússia tem agora seis aeronaves A-50 restantes após a destruição destes dois dispositivos. (Com Agência EFE)